Tarot Rider Waite – saiba tudo sobre esta vertente
No mundo da magia e espiritualidade, o uso do Tarot é algo comum, visto como uma ferramenta importantíssima. A partir do Tarot, é possível saber mais sobre o presente, passado e futuro de alguém. Mas, há diferenças entre um Tarot e outro e neste artigo você vai saber mais sobre o Tarot Rider Waite. Esse é um tipo de Tarot mais vibrante, bastante difundido mundialmente e traz aspectos interessantes.
Veja a seguir quando surgiu o Tarot Rider Waite, quem foram seus criadores, saiba a diferença entre os Tarots e porque ele tem esse nome.
Quando surgiu o Tarot Rider Waite?
O Tarot Rider Waite surgiu em 1909, quando o estudioso e ocultista Arthur Edward Waite guiou Pamela Colman Smith a desenhar todas as ilustrações deste Tarot. Wait nasceu em 1857 e viveu até 1942, deixando como seu legado vários escritos e o baralho que leva seu nome e de sua parceira no trabalho. O Rider Waite Tarot nasceu muito antes disso, nos primórdios dos jogos de cartas como instrumento de leitura espiritual. O nome e todo o aprimoramento são parte desta evolução ao longo da história.
Historiadores não sabem apontar a origem e a localidade exata do surgimento do Tarot, mas todos concordam que essa modalidade já está presente há mais de cinco séculos e difundida em diversas culturas ao redor do mundo. A maior hipótese é de que as 78 cartas com figuras enigmáticas tenham surgido na Itália por volta do século XIV. Já no século XV, as cartas já circulavam entre a elite e toda a corte.
Tarot de Marselha
O Tarot com as regras, nomes e toda estrutura que conhecemos não foi criado por Pamela ou Waite. Na verdade, o Tarot tem sua origem oficial quando o nome do filósofo Michael Dummett consagrou as 78 cartas com suas regras e estrutura. No século XV, Marselha consagrou o uso do Tarot na Itália e no sul da França, se popularizando também por Piemonte e Milão. Mas, o uso assíduo desta modalidade de carteado para fins místicos foi consagrado na França e na Suíça.
Oficialmente, em 1859 o termo “Tarot de Marselha” foi utilizado pela primeira vez pelo escritor Roman Merlin na obra “A Origem das Cartas de Jogar”.
Como foi construído o Tarot Rider Waite?
Antes de Pamela modificar a ilustração das cartas no Tarot, o baralho tinha apenas fotos que representavam aos Arcanos Maiores. Tais imagens eram carentes em detalhes e interpretação. Sob as orientações de Waite, Pamela passou a trabalhar em várias ideias e na ilustração das cartas como as conhecemos hoje. Além disso, Pamela era uma pessoa com habilidades mediúnicas, o que permitiu uma contribuição maior para a construção de cada ilustração.
Os tarôlogos e espiritualistas ao redor do mundo sabem que a contribuição de Pamela para a construção das figuras e todos os detalhes envolvidos, foi algo determinante para uma maior difusão do Tarot como instrumento para o contato inteligente com a espiritualidade maior.
Quem foi Pamela Colman Smith?
Considerada uma grande artista e ilustradora do século passado, Pamela nasceu em 1878 na cidade de Londres e sempre foi uma criança com vocação para as artes. Quando tinha 15 anos, a aspirante em artes resolveu se matricular no Pratt Institute de Nova York e se dedicar aos estudos de arte. Seus professores sempre a elogiaram desde cedo e sempre disseram que ela é uma pessoa com um estilo de desenho diferenciado.
Sua forma de desenhar era madura, consciente e com um traçado verdadeiro, algo que flui de dentro. Essas observações já eram feitas desde os primeiros anos de estudo de Pamela no instituto. No entanto, por conta de problemas de saúde, a artista não concluiu o curso de arte em Nova York, mas passou a trabalhar como ilustradora.
Já em 1899, Pamela retornou a sua cidade natal e passou a trabalhar como uma designer teatral. O reconhecimento sobre o trabalho dela permitiu que três de suas pinturas fossem expostas em Nova York, já no século passado. Ela foi uma grande influenciadora de arte para outros artistas e assim conquistou Waite para a criação das cartas do Tarot como as conhecemos hoje.
Quem foi Rider Waite?
Arthur Edward Waite foi um místico e grande estudioso dos fenômenos paranormais do século passado. Sua obra mais famosa foi a criação das ilustrações do baralho de Tarot junto a Pamela Smith. Nascido nos Estados Unidos, Waite já se interessava por assuntos esotéricos desde jovem.
Waite teve seu nome bastante difundido entre os acadêmicos por conta de sua contribuição em temas de alquimia, magia, maçonaria, ocultismo, esoterismo, rosacrucianismo e adivinhação. Mas, indiscutivelmente, sua fama vem da criação do Tarot Rider Waite Smith e também da publicação da obra “Key to the Tarot”, um guia para quem deseja aprender mais sobre o Tarot, publicado em 1910.
Quais são as versões do Tarot Rider Waite?
Após a criação das ilustrações do Tarot feitas por Pamela sob as orientações de Waite, houve muitas mudanças desde então. Na época que a artista redefiniu as ilustrações com muitos detalhes, criatividade e espiritualidade, as técnicas e ferramentas da época não permitiram uma definição de cores como as que vemos hoje. O baralho foi modificado por artistas conforme mais tecnologias de definição das imagens eram exploradas.
Por ser a versão mais amada e utilizada por espiritualistas ao redor do mundo, também foi a versão mais explorada por artistas e ilustradores ao longo dos anos. Mas, o aprimoramento foi em relação a definição de cores e pequenos detalhes, sem alterar o trabalho da artista por inteiro. O sucesso do Tarot não inspirou somente artistas e espiritualistas, mas também estudiosos da psique humana.
Carl Jung foi um dos estudiosos que dedicou parte de seus estudos a entender as cartas da corte. Esse conhecimento e observações podem ser visto no livro “Man and His Symbols”. De acordo com Jung, os símbolos ilustrados por Pamela revelam de forma completa todos os arquétipos espirituais básicos que podem ser encontrados na mente de um ser humano.
Saiba mais sobre Tarot e assuntos místicos aqui no site e continue aprendendo com os nossos conteúdos.