Tarot de Marselha
O Tarot de Marselha, também conhecido principalmente na França por Tarot de Marseille, é um dos mais clássicos baralhos de cartas que é popularmente conhecido. É um padrão que todos os baralhos de tarot se espelham.
Marselha foi um dos maiores centros de produção de tarot na Europa, entre os séculos dezessete e dezenove. Atualmente dominam o mercado, pois foram criadores de um estilo próprio que influenciou os demais fabricantes a seguirem a mesma linha.
Mesmo que o baralho de Marselha esteja em todos os lugares do mundo e tenha vários fabricantes, não existem grandes diferenças entre um e outro, pelo contrário, todos eles se esforçam para seguir o mesmo padrão que é o de Marselha.
Embora não exista diferença nenhuma na hora da leitura, os tarólogos que realizam as compras os baralhos preferem sempre os tradicionais (cartas antigas) ou suas restaurações, as de mais alto valor.
Tarot de Marselha se trata de um jogo onde o baralho de cartas tem setenta e oito cartas que são divididas entre dois grupos, arcanos menores e arcanos maiores. O jogo tem como objetivo auxiliar na tomada de decisões e entender situações passadas ou futuras.
Como fazer a leitura do Tarot de Marselha?
Para que seja possível fazer a leitura é necessário muito conhecimento sobre o assunto para não ocorrer erros na execução e na interpretação das cartas. Embora o passo a passo seja bem simples, a leitura não deve ser feita por qualquer pessoa.
No geral, para fazer a leitura é simples, basta escolher um local adequado para a prática, qualquer lugar com uma mesa limpa e silenciosa o suficiente para que quem está fazendo a leitura seja capaz de se concentrar, é um bom local.
Comece sempre pelos Arcanos Maiores prestando muita atenção nos símbolos e nas cores das cartas, embora pareça simples, são esses detalhes que vão ajudar na hora da leitura.
Se você quer aprender a fazer a leitura existem formas fáceis de começar, uma dica muito valiosa é estudar um dia cada carta, para que as informações não se tornem bagunçadas em sua cabeça.
Estude bastante cada carta e não pare enquanto não estiver totalmente livre de dúvidas, só passe para a próxima carta quando estiver com total certeza sobre a anterior. Começar estudando pelos Arcanos Maiores também irá te auxiliar a entender com mais clareza como funciona o baralho.
Antes de começar a prestar atendimentos, comece fazendo leituras simples para você mesmo e seus amigos próximos, de preferência de forma gratuita. Isso te ajudará a criar confiança e experiência com o entendimento das cartas, é comum errar nas primeiras interpretações.
Crie um canto especial em sua casa para isso, como um altar. Todo tarólogo precisa de um ambiente para se conectar e é importante que você tenha isso desde o início, comece a fazer uma jornada pessoal com você mesmo para auto conhecimento.
Qual tarot é o mais antigo?
Embora o Tarot de Marselha seja o mais conhecido, ele não é o mais antigo, mas está entre eles. Os conjuntos de cartas mais antigos foram criados em meados do século quinze e todos foram criados por membros de uma mesma família.
O primeiro baralho de Tarot foi criado entre 1442 e 1447 por um pintor que até hoje não se sabe a identidade dele. Esse pintor destinou o baralho como presente para Fillipo Visconti, membro da Família Vincostini, família conhecida pela criação de todos os três primeiros baralhos da humanidade.
A informação divide opiniões, pois como sabemos ele não foi o primeiro a fazer um baralho, mas sim a receber um, por isso há quem diga que na verdade a família Visconti apenas tenha levado a fama e o mérito deveria ser dado ao pintor, cujo nome nunca soube seu nome.
Por que o Tarot de Marselha tem 78 cartas?
Como já sabemos, o Tarot de Marselha é uma ferramenta utilizada para desvendar acontecimentos futuros e mostrar situações do passado e do presente, auxiliando na tomada da melhor decisão.
O Tarot de Marselha foi quem inspirou todos os outros baralhos e por isso todos sao bem semelhantes a ele. Seu próprio nome revela sua origem: Marselha, em meados do século dezessete.
Para entender bem porque ele possui 78 cartas é necessário entender brevemente como ele funciona. As cartas são divididas em dois grupos: Arcanos Menores e Arcanos Maiores sendo os Arcanos Maiores representações com desenhos que revelam seus significados durante a leitura.
As cartas têm numeração de um (I) até vinte e um (XXI) e a carta vinte e dois é representada pelo número zero, a carta do bobo que corresponde ao coringa, se compararmos a um baralho normal de jogos.
As cartas dos Arcanos Menores não são representadas com nenhuma imagem nelas, apenas naipes. São distribuídas entre as tradicionais cartas de um baralho comum, incluindo valete rei e dama, e conta com um extra que é a figura de um cavalheiro.
Os naipes do tarot de Marselha é idêntico ao baralho tradicional de jogos: Espadas, Paus, Copas e Ouros. Embora seja igual, não podemos utilizar cartas de baralho normal para fazer a leitura.
Maiores informações sobre Tarot de Marselha
No contexto geral do Tarot de Marselha e como é sugerida pela própria palavra “arcanum“, cada uma das 78 cartas representa uma questão diferente, um mistério a ser relevado para quem procura a leitura.
O objeto analisado por quem faz a leitura do Tarot de Marselha é a psique humana, mais aprofundado nos nossos padrões de comportamento e inconsciente, também conhecidos como arquétipos.
As cartas quando bem interpretadas podem ser a chave para decifrar segredos do universo e entender como será nosso destino no mundo, ganhando tempo para tomar a escolha certa.
As imagens que contém nas cartas são verdadeiras fontes de energia, que associadas à capacidade cerebral humana podem atingir níveis intensos de força. A lei da atração funciona, e após fazer uma leitura de Tarot de Marselha essa capacidade fica ainda mais aguçada nos seres humanos.
Você já fez sua leitura? Como isso te ajudou?